Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
São mesmo os 30 anos os novos 20?
Hoje falo-vos de uma das mais recentes "imposições" alimentares que me foi feita: as sementes de câmanho. Apesar de já fazer parte da minha alimentação variadas sementes, esta era uma falha grave que me era totalmente desconhecida.
Apesar de o preço não ser aliciante (paguei à volta dos sete euros no Celeiro e comprei da marca Naturefoods), sem dúvida que o cânhamo deve fazer parte da qualquer alimentação que aspira ser saudável.
As suas sementes são muito ricas e nutritivas visto que têm em si 21 aminoácidos essenciais, dos quais 8 o nosso corpo nem consegue produzir. É, pois, um superalimento que não deve faltar na nossa alimentação.
As sementes de cânhamo são, ainda, consideradas uma fonte completa de proteínas (quase 25% das sementes de cânhamo são proteína) de muito fácil digestão quando comparada com a carne e, principalmente, com os laticínios.
Mas não só...
Benefícios (mais alguns):
contêm gorduras essenciais para a saúde humana e ricas em minerais e fibras como a ómega 3 e 6;
ajudam à digestão devido ao facto de conterem enzimas vivas;
aumentam a energia;
dão suporte ao sistema imunitário por ajudarem na produção de albumina sérica e globulina;
contêm sulfuretos, cálcio, ferro, fósforo, zinco, magnésio, vitaminas A e E.
ajuda na recuperação da fadiga muscular, daí que seja essencial para um desportista.
Modo de uso:
Elas podem ser adicionadas a tudo, quer ao pequeno-almoço, nos batidos ou nos cereais, quer na salada, bife ou massa (ontem até por cima de uma salada de feijão frade com atum e ovos deitei uma colher)
Eu fui aconselhada a consumi-las numa dose máxima de duas a três colheres de sopa e digo-vos já que não é nada difícil já que elas me sabem a noz ralada e por isso, combinam facilmente com tudo o que como. Ou será que já estou viciada em frutos secos? :)
Ah e sabiam que estas sementes são da planta Cannabis?? As minhas pesquisas deram com isto mas o que dizem é que o facto de as sementes não terem THC (que nesta parte digo-vos já que fiquei na mesma ignorância) é totalmente seguro o seu consumo. Será? :)