Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
São mesmo os 30 anos os novos 20?
Já vos disse que não sou celíaca ou intolerante a qualquer alimento mas efetivamente de há uns anos para cá e com a chegada dos trinta (para ser sincera...ahahaha) a preocupação de comer melhor e de tratar do meu corpo e mente passou a ser uma preocupação constante. É uma maneira de encarar a vida, de me sentir bem comigo, de comer melhor, embora não tenha deixado de comer nada.
Posto isto,
Hoje falo-vos da quinoa, um dos superalimentos da moda, e um "pseudo" cereal porque apesar de conter os mesmos nutrientes que o arroz, por exemplo, ela difere deste na forma de plantação e de crescimento.
Benefícios:
Possui todos os aminoácidos essenciais que o nosso corpo precisa para funcionar corretamente;
É uma fonte de cálcio, ferro (à volta de 10,9 mg por 100 g de quinoa), ómega 3 e 6 (essenciais na prevenção de doenças cardiovasculares e redução do colesterol);
É muito rica em fibras, como todos os cereais, por isso, é fonte de carboidratos, esencial em quaqluer alimentação;
Possui grandes quantidades de vitaminas do complexo B;
Ajuda no fortalecimento muscular porque é rica em proteínas (cada 100g de quinoa possui 12g de proteínas) e em cálcio (cerca de 66mg de cálcio por 100g do grão), sendo por isso ótima na prevenção de doenças como a osteoporose e a hipertensão.
Onde encontrar:
Modo de uso:
Ela está à venda em várias versões, seja em flocos ou farinha, sendo o mais comum, em forma de grão e a forma que eu uso. O sabor é suave, tipo um arroz esponjoso (eeheheh) por isso é fácil de ser usada em quase todos os pratos.
Eu tenho usado a quinoa principalmente para acompanhar carnes ou em saladas. Agora com o verão, tenho usado a quinoa em saladas de frango, por exemplo, com legumes. Fica maravilhoso.