Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]


30 anos e agora? #8

por Just turned thirty, em 20.04.15

IMG_20150420_222405.jpg

Domingo ou, no máximo segunda-feira, são dias para mim de ir ao supermercado fazer as compras da semana. Ontem como foi dia de viagem e, atendendo a que trouxe algumas coisas de casa da Mummy, acabei por não ir e só agora de noite tive tempo. 

Entre as compras trouxe este pacotinho de Polvilho Doce para experimentar. Conhecem? Eu fiz o meu trabalho de casa antes de o comprar, o que convém porque apesar de serem 500g, são 500g que custam dois euros que não vale a pena deitar fora. 

Pois bem... mas o que é então o polvilho? Este produto não é mais que o amido extraído da mandioca, também conhecido por fécula de mandioca ou goma, e é um produto muito utilizado na cozinha brasileira. Ele é de dois tipos classificado de acordo com o seu teor de acidez e com o seu processo de extração: o doce e o azedo. A mandioca é limpa, depois ralada e à qual se acrescenta água, sendo depois espremida. Depois de esperar que a fécula fique no fundo de uma bacia é separá-la da água e secá-la ao sol e aí temos o povilho doce. Para se chegar ao polvilho azedo, o processo de fermentação deve durar vários dias e só depois é separada a fécula e seca ao sol. O cheiro deste é bem intenso, tipo a azedo. Li num sítio que era comparado a um queijo forte. 

As vantagens, e o meu objetivo em ter comprado o polvilho doce, é que é um produto gluten free e uma otima fonte de hidrato de carbono. Não estou a tirar de todo o glúten da minha alimentação porque não sou pessoa de radicalismos até a comer mas estou a reduzi-lo bastante e por isso optei pelo polvilho doce para me aventurar a fazer crepioca, com ovos, água e sementes e que pretendo rechear com frango ou atum, o que é muito prático para levar para o trabalho.

Se tiverem ideias de como o polvilho pode ser utilizado, lembrem-se de mim sim?? 

Depois conto tudo :) 

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)


1 comentário

Imagem de perfil

A senhora do gatinho a 20.04.2015

Gostei de saber.
Eu, por questões de saúde, tenho mesmo que reduzir muito no glúten, por isso tudo o que seja gluten free é bem vindo

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor


Arquivo

  1. 2016
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2015
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D