Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]


Acunpuntura? Sobrevivi?

por Just turned thirty, em 13.03.16

transferir.jpg

Todos sabemos que a acupuntura é um ramo da medicina tradicional chinesa e um método de tratamento complementar, mas já experimentaram? Eu tive a minha primeira experiência na semana passada, mas antes li um pouco sobre esta terapia. 

Como funciona?

A acupunctura é uma técnica que utiliza a capacidade natural do corpo de retornar à normalidade, através da inserção de agulhas sólidas e extremamente finas quer na pele, quer nos músculos, provocando a libertação de uma série de substâncias que têm como efeito final o aumento da circulação local, com melhoria da oxigenação e da estimulação da actividade do sistema imunitário.

Riscos e efeitos secundários:

Sendo uma técnica terapêutica, um dos maiores perigos que podem ocorrer quando se decide iniciar um tratamento com acupunctura é tratar patologias para as quais não há indicação pelo que antes de mais devemos ter um diagnóstico médico correcto. É o seu médico que tem de averiguar se o seu caso clínico tem indicação para tratamento através da Acupunctura.

Quanto aos efeitos secundários, a ocorrerem será fundamentalmente por má prática, sendo fundamental procurar um profissional qualificado antes de decidir iniciar um tratamento. Atualmente, são usadas agulhas descartáveis, de uso único, pelo que a probabilidade de transmissão de doenças infecto-contagiosas é praticamente nula, desde que sejam tomados os cuidados adequados.

No entanto, podem ocorrer ligeiros efeitos adversos sendo os mais frequentes (de acordo com a Sociedade Portuguesa Médica de Acunpuntura, vejam mais aqui):

  • Hemorragia no local da inserção das agulhas: ocorre em cerca de 3% dos tratamentos;

  • Dor com a picada: ocorre em cerca de 1% dos tratamentos;

  • Sonolência após o tratamento : cerca de 1% – este efeito é mais frequente e pronunciado nas primeiras sessões de tratamento;.

  • Desmaio: acontece em cerca de 0,5%;

  • Agravamento passageiro dos sintomas: entre 1 a 2 % dos casos há um agravamento passageiro das queixas, que pode durar 28 a 72 horas.

Bem, posto isto, vamos à minha experiência: a minha primeira sessão durou senão duas horas, perto disso. Inicialmente, foram me feitas imensas perguntas de modo a ser feita a minha história clínica. Depois de definida a estratégia a seguir, passámos à colocação das agulhas propriamente ditas... Não custou nada, mas nada. Algumas nem senti. Óbvio que uma pessoa fica naquela: "então mas eu vou me deitar por cima das agulhas??". A minha médica explicou tudo e foi sempre me acompanhando em todo o processo. Adorei e durante minutos relaxei, o que é inédito.

Autoria e outros dados (tags, etc)


5 comentários

Sem imagem de perfil

Sugar Candy a 13.03.2016

Nunca experimentei, se bem que tenho algum receio de experimentar!
Beijinhos,
http://sugarcandy.blogs.sapo.pt/
Imagem de perfil

Just turned thirty a 13.03.2016

Não tenhas sério... Se puderes experimenta mesmo que seja só como forma de relaxamento 😀 beijinho e bom domingo
Sem imagem de perfil

Sugar Candy a 14.03.2016

Não ficas muito marcada?
Imagem de perfil

Just turned thirty a 14.03.2016

Nada!! Claro que cada caso é um caso... Cada corpo reage da sua maneira. Mas posso te dizer que onde vi a marca mais saliente foi junto à mão!
Sem imagem de perfil

Sugar Candy a 14.03.2016

Estranho, podia ter sido em sítios mais sensíveis ou algo do género

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor


Arquivo

  1. 2016
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2015
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D